Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de novembro de 2011


Ceará 2 x 3 Santos - Reservas do Peixe vencem sem merecer



Ceará perdeu um pênalti e em seguida sofreu o terceiro gol

Fortaleza, CE, 13 – De olho no Mundial Interclubes, o Santos utilizou um time reserva diante do Ceará, neste domingo à tarde, em Fortaleza, no Estádio Presidente Vargas. E mesmo com algumas dificuldades, o Peixe venceu o ameaçado Vovô, por 3 a 2, num placar injusto pelo futebol de ambos em campo. Pior mesmo para o Ceará, com 35 pontos e ameaçado pelo rebaixamento. O despreocupado Santos continua em alta, somando 51 pontos, em posição intermediária.
Os dois times vinham de vitórias na rodada passada. O Ceará tinha derrubado o Avaí, por 2 a 1, em Florianópolis, enquanto o Santos tinha derrubado o vice-líder Vasco da Gama, por 2 a 0, na Vila Belmiro.

Sem nenhum titular, naturalmente sem as suas estrelas, como Neymar, Paulo Henrique Ganso e Borges - o Peixe se deu ao luxo de ter no banco o auxiliar Tata - ex-atacante da Portuguesa nos anos 90. Ele é pe quente: em quatro jogos venceu três e empatou uma vez. Muricy Ramalho acompanhou tudo pela televisão. A opção santista é inteligente: só vai usar o time titular em casa, mantendo o ritmo dos jogadores e não forçando o desgaste com viagens.
Peixe na frente
O visitante começou o jogo melhor, embora os dois times estivessem armados no mesmo esquema 4-4-2. E o time paulista saiu na frente aos 10 minutos. Depois do escanteio, houve o desvio de cabeça no primeiro pau e a bola sobrou, na pequena área, para Bruno Aguiar. O zagueiro esticou o pé e desviou a bola do goleiro Fernando Henrique.
Aos poucos, o time da casa equilibrou as ações. Assustou numa cabeçada de Felipe Azevedo e depois ameaçou num chute de Thiago Heleno, que foi defendido por Aranha. Aos 23 minutos, Bruno Aguiar empurrou Osvaldo dentro da área: pênalti e amarelo para o zagueiro. Na cobrança, Felipe Azevedo esperou o goleiro Aranha cair para o lado direito e tocou, de leve, quase no meio do gol. Tudo igual aos 26 minutos.
Mas no minuto seguinte, quase o Santos marcou o segundo gol. De falta, Bruno Aguiar mandou a bola na trave de Fernando Henrique, que gosta de jogar com os olhos, o que é ruim para um goleiro.


A merecida virada
A melhor opção ofensiva cearense era pelo lado esquerdo, com as descidas do lateral Eusébio. Ele já tinha feito o passe para Osvaldo, no lance do Pênalti, e também fez o cruzamento para o segundo gol. Osvaldo, em velocidade, ainda passou do tempo da bola, mas conseguiu tocar com os pés empurrando ela para as redes.: 2 a 1 aos 36 minutos.
O momento do Ceará era bom, tanto que quase ampliou aos 37 minutos, num chute cruzado de Osvaldo. A bola passou por toda a defesa e saiu na linha de fundo. O Santos desceu para os vestiários em baixa.


Volta na frente
Contrariando a expectativa, o Ceará voltou para o segundo tempo com uma postura ofensiva. Tinha a posse de bola e, desta forma, evitava que a bola ficasse perto do seu goleiro. Mas deu azar, porque num falta o Santos empatou. Bruno Aguiar arriscou o chute de fora da área e pegou bem na bola. Ela ganhou força e morreu no ângulo de Fernando Henrique, que nem viu a bola quando saltou – atrasado por sinal. Tudo igual, aos seis minutos.
O empate deixou o jogo gostoso, movimentado, bem disputado, com lances no ataque dos dois lados. E prometia ainda muitas emoções. Elas não faltaram.


Pênalti e gol
O Ceará teve a melhor chance de ficar na frente aos 26 minutos, numa cobrança de pênalti. O juiz “inventou” a penalidade máxima, de Ibsen dando o tranco em Osvaldo. Lance normal. O cobrador oficial é Felipe Azevedo, mas ele acabou convencido por Marcelo Nicácio, que tinha acabado de entrar, de que ele deveria bater. O atacante pegou a bola, demorou para chutar e “cantou o canto” para o goleiro Aranha, que tem boa envergadura e espalmou a bola no canto esquerdo.
O mais incrível aconteceu em seguida. No contra-ataque, tocando a bola, o Santos teve uma virada de bola da esquerda e Diogo, na linha lateral da área bateu de primeira. A bola ganhou efeito, fez a curva e surpreendeu Fernando Henrique, de novo, mal colocado e que tentou ir na bola com a mão trocada. Santos, num grande castigo, 3 a 2.

No final do jogo, o técnico dimas Filgueiras ainda tentou de tudo, até jogar com quatro atacantes. Nicácio já tinha entrado no lugar do lateral Boiadeiro e depois Washington ocupou a vaga do volante João Marcos. Mas só teve uma chance com Washoington, aos 42 minutos, defendido por Aranha.


Próximos jogos
A semana vai ser pesada para o Ceará, que na quarta-feira à noite, a partir das 21h50, vai receber o líder Corinthians. No domingo, sai contra o Grêmio, em Porto Alegre.
O Santos vai voltar a campo na quinta-feira, no Pacaembu, em São Paulo, diante do Atlético-GO. No domingo vai enfrentar o Coritiba, na capital paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário