Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2011


Grêmio 1 x 3 Figueirense - Furacão "desvasta" Olímpico e Libertadores fica distante



O Tricolor também continua sem vencer o rival catarinense em casa há oito anos


Crédito: Itamar Aguiar - Grêmio FBPA
Porto Alegre, RS, 12 – O Grêmio não conseguiu quebrar o tabu contra o Figueirense e praticamente disse adeus a disputa por vagas na Libertadores 2012. Com uma atuação implacável, o time catarinense superou os gaúchos, por 3 a 1, na tarde desta quarta-feira, em pleno Estádio Olímpico, em Porto Alegre, na abertura a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Com esta derrota, o Tricolor continua sem vencer o Figueirense, em casa, há oito anos. A última vitória foi em 2003, pelo palcar de 3 a 1. De lá pra cá, foram cinco jogos, com dois empates e três derrotas. O resultado deixa o time da casa em posição intermediária, com 39 pontos. Cinco a menos que o Botafogo, o último da zona da Libertadores.
Por outro lado, o Figueira continua a fazer uma campanha surpreendente. O time alvinegro chegou à marca de oito jogos sem derrotas, sendo duas vitórias e seis empates. Após superar o Grêmio, o clube chegou aos 41 pontos, cada vez mais distantes da luta contra o rebaixamento.

Figueira mortalNo início do jogo, o Grêmio até dava impressão de que faria mais uma vítima no Olímpico. Antes dos 20 minutos, o time já havia obrigado o goleiro Wilson a fazer duas grandes defesas. Aos nove, ele segurou após uma virada do atacante André Lima, na pequena área. Aos 17, ele espalmou chute de fora da área do meia Marquinhos.
Aos poucos, no entanto, o Figueirense mostrou porque é uma das surpresas e passou a levar perigo à meta de Victor. Até que aos 33 minutos, chegou ao primeiro gol. Após cruzamento da direita, o atacante Wellington Nem domina mal, mas a bola passa entre as pernas do zagueiro Edcarlos. Atento, o atacante Aloísio pega a sobra e solta uma bomba no ângulo direito.
O Tricolor sentiu o golpe e nem teve tempo para assimilá-lo. Aos 36, o Furacão chegou ao segundo gol. Após contra-ataque, o meia Elias foi lançado na ponta direita. Ele cortou para a perna esquerda e bateu no contrapé de Victor. O goleiro ainda chegou a tocar a bola, mas ela entrou mansamente no canto esquerdo.
Os catarinenses continuaram melhores e poderiam ter matado o jogo, aos 40. Wellington Nem escapou nas costas da defesa e encobriu Victor, mas a bola foi por cima do gol. Nos últimos minutos, os gaúcho foram com tudo ao ataque e carimbaram a trave por duas vezes. Aos 40, Marquinhos encheu o pé e acertou o travessão. Aos 45, o meia Douglas cobrou escanteio na trave e quase fez gol olímpico.


Golaço derruba o Tricolor
Na volta do intervalo, não restou outra alternativa ao Grêmio a não ser atacar em busca, pelo menos, do empate. Com uma formação mais ofensiva, os donos da casa foram ao ataque, mas sem grande efetividade. Aos oito minutos, Douglas soltou uma bomba de fora da área, mas Wilson salvou novamente.
Apesar da pressão, o Tricolor conseguiu chegar ao gol apenas aos 23 minutos. Douglas fez cruzamento pelo lado direito e o zagueiro Edcarlos apareceu com liberdade, na segunda trave. Sem marcação, ele veio de trás como um raio e cabeceou no canto direito do goleiro.
O gol dava impressão de que os gaúchos chegariam ao empate, tamanha era a pressão. Uma jogada individual de Wellington Nem, contudo, sacramentou a vitória alvinegra. O atacante escapou pelo lado direito, deixou o volante Gilberto Silva e Victor no chão e mandou para o gol. Uma pintura. Nos últimos minutos, o jogo seguiu emocionante, mas sem gols.


Próximos Jogos
No próximo domingo, às 16 horas, o Grêmio volta a campo contra o Santos, na Vila Belmiro. Enquanto isso, o Figueirense joga contra o lanterna América-MG, um dia antes, às 18 horas, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário